segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como fazer um saco de trigo

Do outro lado do oceano perguntaram-me como é que eu fazia os meus sacos de trigo, para aquecer os pés. Achei que o mais eficaz seria fazer um e tirar fotografias sequenciais do processo. Assim, quem quiser dar uma espreitadela, pode fazer um em casa. A luz não era a melhor e por isso as minhas desculpas.
Aqui ficam as fotografias e a explicação.


1º passo:

Cortar dois rectângulos de tecido com cerca de 32*19 cm. Estes rectângulos podem ser de um tecido único, dois tecidos de padrões diferentes cosidos (como na fotografia) ou a junção de tecidos que melhor vos parecer (com um motivo de patchwork, por exemplo). O que é importante respeitar são as dimensões.





2ª passo:

Juntar as frentes de cada rectângulo e coser (à mão ou à máquina) 3 dos seus lados, deixando uma parte por coser que será a abertura do saco.




3º passo:

Depois de virar o saco (as costuras devem ficar no interior) e passá-lo a ferro se necessário, encher com cerca de 1,5 Kg de sementes de trigo. Como vivo numa região rural, de extensas searas, este é o recheio que me é mais familiar. Compro-o nas lojas de produtos agrícolas que existem aqui na vila. Nunca experimentei mas já me disseram que feijão seco, caroços de cereja, arroz ou areia também funcionam.






4º passo:

Dobrar cerca de 1 cm da extremidade da abertura do saco para dentro, prender com alfinetes e fazer uma costura. Com este passo estamos a selar o saco.





E já está! Temos um saco de sementes pronto.
 




Sempre que fôr preciso uma fonte de calor (para aquecer os pés no Inverno, aquecer o colo no sofá, aliviar uma dor muscular) basta aquecê-lo no microondas por 2/3 minutos e o conforto é garantido.
Espero que a explicação esteja boa Norma.

Boa costura!

5 comentários:

Alfacinha e companhia disse...

Eu tenho de arroz e funciona!

Bjs.

jeito simples disse...

Ah Cristina!!! Estou emocionada com a tua forma de resposta! Jamais poderia supor tal coisa. Você, é encantadora e muito generosa. O saco ficou lindo, as fotos estão excelentes e nem tenho mais adjetivos para qualificar esta emoção por mim vivida aqui neste momento!!
Muitíssimo obrigada pela dedicação e carinho. A Margarida a Zanna não exageraram nem um pouco quando disseram que você era um amor.
Deus te abençoe grandemente.
Abraços e beijos brasileiros, do fundo do coração.
Norma
;))

Sara Grilo disse...

Obrigada por partilhar Cristina!
Vou tentar fazer concerteza.
Sara

Anónimo disse...

Muito lindo e útil :)
Mas tenho uma dúvida, ando atrás de tecidos e não sei o que comprar. Que tipo de tecido usou?

Beijos

Unknown disse...

Usei tecidos de algodão.